nossa
história

Missão

Ser a melhor indústria fabricante de instrumentos musicais do Brasil.

Visão

Proporcionar experiências inesquecíveis ao tocar instrumentos musicais de alta qualidade.

Valores

Acreditamos na excelência com simplicidade
Queremos impactar a vida das pessoas pela experiência ao tocar um instrumento musical
Prezamos pela qualidade do produto
Cultivamos relações transparentes e honestas
Valorizamos nosso cliente
Nos orgulhamos de sermos brasileiros
Desejamos contribuir para o mercado musical nacional
Respeitamos as pessoas, o meio-ambiente, sociedade e nossos stakeholders
Nos dedicamos para termos resultados expressivos por meio da valorização das pessoas, do trabalho honesto e da contribuição para o mercado.

A ORIGEM

Em meados da década de 90, José Roberto Rozini, então representante comercial do mercado de instrumentos musicais, em uma de suas habituais visitas a clientes, encontra casualmente José Pereira, experiente Luthier, recém aposentado depois de 30 anos de trabalho, prestados a um dos maiores e seculares fabricantes de instrumentos do Brasil. Zé Pereira entregava nesta loja alguns de seus cavaquinhos artesanais, quando o Zé Rozini percebeu ali uma oportunidade. Deste encontro, depois de um bom bate papo, Zé Rozini com seu grande tino comercial, passou a revender os cavaquinhos de Zé Pereira.

O sucesso foi imediato!
Não foi necessário muito tempo para os dois amigos sentarem novamente para uma nova conversa e então, decidirem pelo nascimento de uma nova empresa.

Foi assim, que em Novembro de 1995, a Rozini começa suas atividades. Esta parceria teve o comprometimento, desde o início, de entrar no mercado com um produto próprio, genuinamente brasileiro, que oferecesse qualidade e preço justo.

Depois dos cavaquinhos vieram os banjos, violões e então a viola caipira. Esta ultima, uma paixão de Zé Pereira. Talvez daí venha a explicação de tamanho sucesso que a Rozini atingiu com este instrumento.

Assim, seguimos esse legado, fazendo novas parcerias com outros experientes luthiers e sempre atentos as necessidades dos músicos, constantemente revendo conceitos e aplicando-os em nossos instrumentos.

COMO TUDO ACONTECEU

  • Nasce a Rozini

    Nasce a Rozini, a partir da união de luthiers com vasto conhecimento técnico e de José Roberto Rozini, com sua experiência comercial e visão empreendedora. É o começo de nossa fabricação própria, inicialmente, de cavaquinhos.

  • Lançamento do primeiro catálogo

    A Rozini lança seu primeiro catálogo, que já conta com diversos modelos de cavaquinho, bem como apresenta ao mercado nosso primeiro banjo, viola caipira e violão.

  • Nossa primeira participação na ExpoMusic

    No mesmo ano do lançamento de nosso primeiro catálogo, participamos de uma das mais tradicionais feiras do mercado de instrumentos musicais, a Expomusic.

  • Resultado do bom trabalho

    Como consequência de um trabalho bem realizado que vinhamos fazendo, se faz necessário ampliar nosso espaço fabril.

  • Primeira venda para fora do Estado

    Em 1998, a Rozini realiza sua primeira venda para fora do estado de São Paulo. Nossos cavaquinhos chegam ao Rio de Janeiro.

  • Reconhecimento da Rozini no samba

    Reconhecimento da Rozini no samba, parceria com Mário Sergio do Fundo de Quintal e lançamento do cavaco signature.

  • Expansão da linha com modelos variados

    Em um dos vários momentos marcantes de nossa trajetória, o ano de 1999 traz a expansão da linha de violas caipira e violões, dentre eles o primeiro modelo de 7 cordas.

  • Visualizando o crescimento e fortalecimento

    Visualizando o crescimento e fortalecimento, mudamos novamente para um galpão maior, onde estamos até hoje.

  • Entra no ar nosso primeiro site

    A virada do século chega com grandes novidades, como o lançamento de nosso primeiro site.

  • Rozini contrata Gerente de Vendas

    Como parte do planejamento para expansão e consolidação da marca, a Rozini contrata uma Gerente de Vendas para somar esforços neste grande projeto.

  • Lançamento da série Concertista

    Apresentamos ao mercado de instrumentos musicais uma grande novidade! A Série Concertista, composta por Viola, Violão e Cavaquinho.

  • Lançamento do primeiro violão double neck do Brasil

    Em um movimento pioneiro no mercado de instrumentos musicais, a Rozini realiza o lançamento do primeiro violão double neck do Brasil (2 violões em 1 com 6 e 12 cordas).

  • Rozini realiza sua primeira exportação

    A primeira exportação da Rozini foi feita para a Europa, um mercado de músicos exigentes que tem verdadeira adoração pela música brasileira.

  • Rozini completa 10 anos de sua fundação

    A Rozini completa 10 anos em um período marcado pela forte penetração de instrumentos chineses no mercado. Em um momento muito importante de nossa história, deixamos claro a nossa postura desenvolvendo e lançando um equalizador ativo 100% nacional, o RAE001, que passou a equipar nossos instrumentos.

  • Rozini se torna líder do mercado de Violas Caipira

    Chegado o ano de 2006, a Rozini então com 11 anos de mercado, começa a ganhar espaço no mercado de violas caipira. Foi o que mostrou a II Pesquisa Synovate/M&M, que apresentou a lembrança de 52% dos lojistas entrevistados.

  • Rozini enfrenta a sua maior crise

    Em 2007 atravessamos um dos períodos mais conturbados de nossa trajetória, que quase nos levou a fechar as portas.

  • Rozini conquista o prêmio “Top of Mind”

    A Rozini conquista o prêmio “Top of Mind”, oferecido pela revista Música & Mercado, nas categorias Viola Caipira e Cavaquinho, como os mais lembrados em pesquisa realizada com lojistas de todo o Brasil.

  • Com lançamento de novos produtos, Rozini se posiciona no mercado de instrumentos

    Em 2008 a Rozini lança instrumentos que a posiciona de forma definitiva como fabricante de produtos de qualidade. A viola modelo signature do mestre Tião Carreiro e a série Tayler, que posteriormente viria a se chamar Rozini Premium.

  • Rozini participa da MusikMesse com outras indústrias nacionais

    Em parceria com outras indústrias, levamos nossos instrumentos para exposição na MusikMesse em Frankfurt, na Alemanha, nesta que é uma das feiras mais tradicionais da Europa.

  • IBVC (Instituto Brasileiro de Viola Caipira), incorpora a Rozini em nome de premiação

    O IBVC (Instituto Brasileiro de Viola Caipira), em reconhecimento a importância da Rozini neste segmento, incorpora nosso nome ao título de sua premiação anual aos melhores do ano, passando a se chamar “Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira”.

  • Rozini lança e patenteia instrumento, a Tanajura

    Partindo de uma criação do percussionista Nilo Cruz, em parceria, desenvolvemos, lançamos e patenteamos a Tanajura.

  • Um de nossos fundadores deixa a Rozini

    O ano de 2010 que trouxe novos produtos a nossa linha, também trouxe momentos delicados, como a saída de um dos nossos fundadores, o grande luthier Zé Pereira.

  • Rozini celebra 15 anos com o lançamento da linha Presença Brasil

    Para celebrar os 15 anos de nossa fundação, a Rozini lança a linha comemorativa Presença Brasil, que é composta por Violas, Cavaco e Violões.

  • Lançamento da Viola e Violão modelo signature de Inezita Barroso

    O ano de 2011 teve um lançamento cheio de pompa e muito estilo. A Rozini lançou a Viola e o Violão Signature da eterna dama da música caipira, Inezita Barroso. O evento, que contou com apresentação exclusiva de Inezita, aconteceu no stand da Rozini durante a realização da Expomusic.

  • Investimos em ferramentaria para a fabricação e importação de tarraxas exclusivas

    Em 2012, a Rozini dá um passo importante investindo em ferramentaria para a fabricação e a importação de tarraxas exclusivas.

  • Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira

    A Rozini, em parceria com o IBVC, patrocina o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira 2013. Uma grande festa foi realizada no Memorial da América Latina, que contou com a presença de grandes nomes da música, como Almir Sater e Inezita Barroso.

  • Rozini amplia sua área industrial de 2.500 para 4.000m²

    Chegado o ano de 2013, a Rozini amplia sua área industrial, de 2.500m² para 4.000m², além de realizar a instalação de uma moderna cabine de pintura.

  • Aumentamos nossa linha de produtos introduzindo a Percussão

    Identificando oportunidades, a Rozini incorpora instrumentos de percussão ao seu mix de produtos, com uma linha de primeiríssima qualidade.

  • Rozini atinge sua maior produção

    Em 2015 atingimos uma marca bastante expressiva, com a maior produção registrada até então. 170 peças por dia, num total de 3.800 peças/mês com uma equipe de 95 funcionários.

  • Nossa produção se inverteu, e o violão passou a ser nosso carro chefe

    Em 1995, quando José Roberto Rozini e José Pereira decidiram trabalhar juntos, o Cavaco e posteriormente a Viola Caipira eram os carros chefes da Rozini. Passados 20 anos, o Violão passa a ser o carro chefe de nossa produção, demonstrando a qualidade dos instrumentos fabricados pela Rozini.

  • Atendendo a pedidos, acrescentamos Ukulele em nossa linha

    O ano de 2016 também trouxe o lançamento de um instrumento que nos foi muito solicitado. O Ukulele, construído com madeiras selecionadas e que segue o padrão de qualidade Rozini.

  • Nossa primeira participação em um evento no exterior (NAMM Show, California – EUA)

    Em 2016, a Rozini participa pela primeira vez de uma das maiores e mais tradicionais feiras de música do mundo. A NAMM Show, que é realizada na Califórnia. Uma oportunidade incrível para apresentar ao mundo nossos instrumentos.

  • Atingimos a marca de 500 mil produtos vendidos

    Em 2016, atingimos a expressiva e gratificante marca de 500 mil produtos vendidos, resultado de um trabalho sério e com foco na produção de instrumentos de qualidade.

  • Valorizando a música brasileira, lançamos em parceria o Bandolim 10 cordas

    Valorizando a cultura brasileira que é um de nossos pilares, a Rozini lança em parceria com o renomado bandolinista Hamilton de Holanda o Bandolim de 10 cordas.

  • Participação do evento Ensino da Música

    Em parceria com a Anafima, que promove a inicitiva em prol do Ensino da Música, a Rozini marcou presença neste importante evento.

  • Modernização da Marca, sem esquecer de sua história e valores

    O ano de 2017 traz um projeto ambicioso. A modernização da marca Rozini, que é revitalizada sem que nos esqueçamos de nossa história e dos valores que nos nortearam até aqui.

  • Rozini na EM&T (Escola de Música e Tecnologia)

    Em parceria com o EM&T (Escola de Música e Tecnologia), uma das maiores escolas de música de São Paulo a Rozini faz uma exposição aberta ao público, com instrumentos de nossa linha de Violões, em que os visitantes podem testar e tocar os instrumentos.

  • Rozini participa da SIM em São Paulo

    A Rozini participou de um dos grandes eventos do meio musical, a SIM, realizada no Centro Cultural São Paulo. Oportunidade para expor e apresentar os instrumentos para um público altamente engajado.

  • Rozini na 1º edição da Music Show!

    A Rozini marcou presença na primeira edição da Music Show, feira que aconteceu em São Paulo durante o mês de Setembro e que trouxe a proposta de reunir o mercado em torno de um evento cheio de palestras e discussões para fomentar o crescimento do mercado.

  • Rozini no Congresso do CAEM

    O já tradicional Congresso do CAEM contou com a presença da Rozini, com exposição de instrumentos e com participação de nossa Diretora, que participou de um debate bastante interessante com outros profissionais do mercado.

  • Rozini completa 25 anos!

    A Rozini nasce em 1995, fruto da união de dois luthiers com profundo conhecimento técnico com a visão empreendedora e conhecimento de mercado de José Roberto Rozini. Em 2020, a marca chega aos 25 anos, produzindo instrumentos de corda e percussão de forma artesanal, feitos por um time de artistas apaixonados em fazer sempre o melhor instrumento.